5 e 6. URGÊNCIA E A CRIAÇÃO DE UM PADRÃO INTERNACIONAL

5. A URGÊNCIA EM CONCLUIR AS NEGOCIAÇÕES

O processo de negociações é contínuo,sendo que em algumas reuniões participam equipas de negociação para temas específicos e algumas realizam-se por videoconferência.

No entanto, estão planeadas rondas de negociações sobre temas específicos,que têm a duração de uma semana,  decorrendo em Bruxelas e Washington ,alternadamente.

De acordo com o mandato “leakado” da Comissão Europeia a PTCI iria entrar em vigor no início de 2015.

Todavia,dada a pressão da sociedade civil e do chumbo do mecanismo de “aprovação via-rápida” proposto por Obama no Congresso,  já se julga que as negociações se arrastem até meio de 2016.

6. A CRIAÇÃO DE UMA REALIDADE PARALELA ÁS REGRAS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL DA OMC E A SUA TENDÊNCIA DE CONSTITUIÇÃO DE PADRÃO INTERNACIONAL

Estes acordos, destinam-se a estabelecer regras de comércio  globais que eventualmente se tornarão nas normas-padrão para a Organização Mundial do Comércio (OMC) a serem aplicadas aos outros países membros, mas formuladas fora de uma estrutura que permite que  outros países resistam conjuntamente à agenda dominada por determinado modelo económico maioritário.

Anúncios